Josevaldo Silva. Tecnologia do Blogger.

Assista o Globo Repórter com a Orquestra Santo Antônio

sábado, 24 de dezembro de 2011


Confira AQUI a reportagem sobre a Orquestra Santo Antônio que acabou de ser exibida no Globo Repórter.

Fonte: http://www.santoantoniodemusica.blogspot.com/

Read more...

Projeto Santo Antônio de Música: Hoje tem a gravação para o Caldeirão do Huck

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Projeto Santo Antônio de Música: Hoje tem a gravação para o Caldeirão do Huck: O maestro Josevaldo (Nim) tá na maior dedicação para vencer a bateria de provas do quadro "Agora ou Nunca" do Caldeirão do Huck. Hoje (...

Read more...

Projeto Santo Antônio de Música: Fim de ano com a Orquestra Santo Antônio

Projeto Santo Antônio de Música: Fim de ano com a Orquestra Santo Antônio: Você tem a oportunidade de assistir ao vivo três apresentações da Orquestra Santo Antônio. Confira a agenda: 18/12/11, as 19:30h - Re...

Read more...

Projeto Santo Antônio de Música: Orquestra Santo Antônio no Caldeirão do Huck

Projeto Santo Antônio de Música: Orquestra Santo Antônio no Caldeirão do Huck: A Orquestra Santo Antônio de Música vai participar do programa Caldeirão do Huck, TV Globo. No quadro "Agora ou Nunca" o maestro Josevald...

Read more...

Brincando de Jazz

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Read more...

Gravação para o Globo Repórter atrai fãs e curiosos a praça da matriz em Coité

Em janeiro deste ano a mesma equipe esteve em Conceição do Coité e gravou um especial para o Jornal Nacional.

A orquestra sinfônica Santo Antônio da Música por se própria ja atrai muita gente para ouvir as belas canções ao som dos instrumentos, tocados por crianças e adolescentes de áreas periféricas da cidade de Conceição do Coité, mas a apresentação na noite desta quinta-feira,01, ao lado da igreja matriz teve algo que contribuiu para aproximar o público, a presença de uma equipe da Rede Bahia, liderada pelo jornalista José Raimundo, ele que veio a Conceição do Coité com intuito de gravar a apresentação da orquestra para apresentar na noite da ante-véspera de Natal no programa Globo Repórter.
No Globo Repórter toda história dessa orquestra que tem como principal idealizador o padre Antônio Ferreira, que mora nos Estados Unidos e já realizou cinco feijoadas para ajudar na manutenção e na compra dos instrumentos usados pelos músicos.
A gravação ocorreu como se faz em filmes e novelas, parando, pedindo para repetir musicas, ânglos diversos para o cinegrafista e ao final a tradicional foto ao lado do repórter José Raimundo, filho ilustre de Riachão do Jacuípe, considerado um dos mais respeitados profissionais da Rede Globo.

A Orquestra foi contemplada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT recentemente e deverá receber mais de R$ 160 mil de incentivo e outra boa noticia recebida pela diretora Maria Valdete irmã do padre, é um repasse em dinheiro do Projeto Criança Esperança. Segundo Valdete, ainda não recebeu nenhuma verba, “fiz tudo que eles solicitaram, levantamos toda a documentação agora vamos aguardar” falou com muita felicidade a diretora.

Em janeiro deste ano, (2011) a mesma equipe esteve em Conceição do Coité e gravou um especial para o Jornal Nacional – Veja como foi

FONTE : CALILA NOTICIAS

Read more...

Matéria do Jornal Correio do Mês

domingo, 9 de outubro de 2011

A matéria está disponível em http://www.correiodomes.com/edicao79/Default.html

Read more...

A boa música oferece boas oportunidades

sexta-feira, 30 de setembro de 2011



Desde que foi criado em 2006, a Orquestra Santo Antônio de Música vem se destacando na mídia. Em dezembro do ano passado no jornal A Tarde, com uma página inteira. Em janeiro de 2011, TV Subaé, TV Bahia e Jornal Nacional da Rede Globo.

A exposição tem deixado as crianças animadas. Além de se esforçarem no aprendizado da música erudita elas viajam para várias cidades.

No dia 27 de setembro foram se apresentar no Centro de Convensões, em Salvador, durante o Seminário Regional da ABMP no Nordeste, evento promovido pela Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) para discutir políticas públicas para crianças e adolescentes.

O convite para a Orquestra participar do evento foi feito pelo promotor de justiça, Dr. Millen Castro.

Para a coordenadora da Orquestra, Maria Valdete, "essas viagens são importantes para as crianças porque as incentivam a querer aprender cada dia mais. São pessoas que dificilmente sairiam de Coité para ao menos um passeio. Hoje estão se apresentando e mostrando seus talentos em várias cidades".

Em Salvador já surgiram convites para aprentações em outros estados. Seria a primeira vez que os músicos ultrapassariam as fronteiras da Bahia.

Postado por Projeto Santo Antônio de Música

Read more...

Encerramento do nosso 1o semestre

terça-feira, 20 de setembro de 2011


Este foi o tema da nossa apresentação realizada no teatro do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte). Foram apresentadas transcrições realizadas por nós graduandos em licenciatura pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS.


Tivemos a presença da escola parceira da UEFS e de alguns membros da banda militar de Feira de Santana.



Read more...

Yamaha forma músicos em parceria com Projeto Santo Antônio

terça-feira, 13 de setembro de 2011


A Yamaha, em parceria com o Projeto Santo Antônio de Música entregou no último sábado (10), os certificados para treze pessoas que se capacitaram em flauta doce e contralto. A formatura aconteceu no salão comunitário do bairro Alto da Colina, em Conceição do coité, Bahia.

Participaram da cerimônia o representante da Yamaha na Bahia, Leones Nascimento, os coordenadores do Projeto Santo Antônio, Maria Valdete e o maestro Josevaldo Silva, os formandos, familiares e moradores da comunidade. Além dos certificados cada concluinte ganhou de brinde uma miniatura de flauta doce.

Para mostrar a todos que aprenderam de verdade a arte de tocar uma flauta, os participantes fizerem um recital em parceria com a Orquestra Santo Antônio de Música. Foram aplaudidos de pé. Ao final, o cantor Junior Copa mostrou uma das músicas que estarão no seu primeiro disco.

Os encontros aconteceram todos os domingos durante 1 ano. O programa foi iniciado por seminários com a participação de Leones e o já experiente maestro Josevaldo foi o monitor do curso.

O Sopro Novo Yamaha é a forma pela qual a Yamaha Musical do Brasil contribui com a educação musical em nosso país, promovendo atividades pedagógicas por meio de quatro programas distintos: Sopro Novo Bandas, Sopro Novo Flauta Doce, Receitais e o de Vento em Polpa. Para sabe mais clique aqui

Confira os nomes de todos os formandos: Josevaldo de Almeida Silva, Thomas Rodrigues Ferreira, Jamile dos Santos Lima, André Alves dos Santos, Isabela dos Santos Lima, Nicolas Rodrigues da Silva, Josevaldo de Almeida Oliveira, Samara Suélen Lima da Silva, Edinaldo Amâncio de Oliveira, Webson Santana de Almeida, Nataly de Oliveira Nunes, Letícia Rodrigues Ferreira e Viviane Mota Ramos.

Read more...

Representante da Secretaria de Ação Social e Coordenadora do CRAS visitam oficina de musicas em Salgadalia

terça-feira, 6 de setembro de 2011


Centenas de crianças e adolescente estão sendo beneficiadas com oficina de musicas no município de Conceição do Coité, tanto nos bairros com também em algumas comunidades, a exemplo no Distrito de Salgadalia, as oficinas estão sendo realizadas na Escola Municipal Miguel Couto.

No final de semana Dagner Oliveira, representando a Secretaria de Ação Social e a Maria Fernanda Sampaio Coordenadora do CRAS, visitaram a oficina de musicas dirigida pelo o Maestro Josevaldo Silva, conhecido por Nim, eles ficaram surpresos com a quantidade de crianças e adolescentes que estão participando das oficinas, um total de sessenta e dois participantes.

O projeto tem apoio total do governo municipal, os pais que queiram matricular seu filhos pode se dirigir aos sábados na Escola Miguel Couto em Salgadalia.

Informação da assessoria da prefeitura municipal

Veja mais em: http://www.calilanoticias.com/

Read more...

Violoncelista por vocação

segunda-feira, 29 de agosto de 2011


Meu nome é Letícia. Entrei no Projeto com 10 anos de idade, hoje tenho 13, e toco violoncelo. O Projeto é uma das melhores coisas que já aconteceu em minha vida. É muito importante para mim porque aprendi coisas novas, uma profissão.


Antes de entrar no Projeto meu sonho era ser uma grande enfermeira, hoje, depois de tocar e passar meus conhecimentos já tenho certeza do que quero. Quero ser uma grande violoncelista e uma professora de música. Esse é o meu sonho, e estou muito feliz com ele.


Tenho tido várias oportunidades de conhecer cidades e de apresentar concertos e casamentos. Hoje dou aula de flauta e violino


Muito obrigada às pessoas que me ajudam para que esse sonho se realize. A tia Maria que criou o Projeto, ao professor que nos incentiva a aprender e nunca desistir, a minha família que me apóia e acima de tudo à Deus que nos dá vida e saúde a cada dia para que nunca desistamos.

Postado por Projeto Santo Antônio de Música Link http://www.santoantoniodemusica.blogspot.com/

Read more...

Congresso de Educação Musical em Feira de Santana - Participação do Projeto Santo Antonio de Música

domingo, 7 de agosto de 2011


Integrantes da Orquestra Santo Antônio de Música participaram do II Congresso de Educação Musical de Feira de Santana, Bahia. Com o tema "Educação Musical na Bahia: formando professores e ampliando as práticas de ensino", o evento aconteceu de 10 a 13 de agosto no CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte).

O maestro Josevaldo Silva, o músico e professor da escolinha talentus, situada no centro de Coité, Josevaldo Oliveira e os monitores da Orquestra, Isabella, Letícia, Thomas, Jamile e André foram discutir a importância do ensino de música nas escolas de ensino regular. A iniciativa é embasada na nova lei federal que obriga as escolas a incluirem música em seus currículos e atender à necessidade de ampliação das práticas de ensino através de oficinas de capacitação na área artístico-musical.

Os integrantes da Orquestra fizeram uma apresentação e foram aplaudidos de pé. A presidente da Apemba (Associação dos Professores de Educação Musical da Bahia), Carmem Metting convidou o Maestro Josevaldo para participar do Encontro de Vivências Musicais que acontecerá em Salvador este ano.

Assista ao vídeo da apresentação da Orquestra.

Read more...

Música povoado de Onça


O povoado de Onça, a cerca de sete quilômetros da sede de Coité. Com o apoio da Associação dos Amigos de Coité, a comunidade foi premiada com um curso de música gratuito e que terá início no próximo sábado, no salão da igreja católica. O curso será ministrado por alunos e membros da Orquestra Santo Antônio, que nasceu no bairro do Alto da Colina e, apesar de aparecer até no Jornal Nacional, da Rede Globo, ainda luta em busca de apoios para construir sua sede própria.

A inauguração aconteceu ontem, no salão da Associação Comunitária do povoado, e em grande estilo, com a presença de 25 integrantes da orquestra, que encantou os presentes com um concerto de aproximadamente 40 minutos. O “show” foi dividida em três momentos. No primeiro, músicas clássicas. No segundo, música popular brasileira. E, no terceiro, composições regionais, a exemplo de Asa Branca, do mestre Luiz Gonzaga.

No final, o salão lotado ainda foi premiado com uma apresentação especial apenas com flautas, comandada por Letícia, que, com apenas 14 anos, vai ser a professora de música do povoado. “A flauta é o melhor instrumento para a gente começar a aprender música. Convido todos os moradores aqui de Onça a apremder. Não tem idade para se aprender música”, afirmou Letícia, que gosta de tocar violoncelo e foi um dos destaques da matéria do Jornal Nacional.

De acordo com o maestro Jocevaldo Silva, um dos responsáveis pela orquestra, o projeto tem a esperança de, um dia, ter um núcleo nas principais comunidades da zona rural do município. Entretanto, ele apontou as dificuldades. “Hoje, não temos instrumentos suficientes para todos os que participam da orquestra. Mas estamos lutando todos os dias para mudarmos isso. E toda ajuda é bem vinda. O que queremos é levar cultura para dentro e fora de Coité”, disse.

A ideia de implantar o curso de música na Onça foi de Alexandre Reis, presidente da Associação dos Amigos de Coité e que reside no povoado vizinho do Tanque Novo. “A Orquestra Santo Antônio é um precioso cartão postal de Coité. E, apesar disso, tem muita gente dentro do município que não conhece esse projeto. Precisamos mudar essa realidade. Precisamos levar a orquestra e a música de qualidade para a zona rural”, salientou.
Ele disse que mais de 45 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, já se inscreveram no curso. São pessoas da Onça, Fazenda Tanque, Pedras, Gangorra, Juazeirinho e Tanque Novo. “No princípio, vamos matricular 25 alunos. Mas, com o apoio de alguns amigos, o objetivo é ampliar e atender a todos. O legal é que muitas dessas crianças e jovens que farão o curso passavam o sábado nas ruas, sem ocupação. Isso vai mudar”.

Fonte: http://www.calilanoticias.com/

Read more...

Orquestra Santo Antônio em inauguração de sala especial para surdo e mudo


Foi entregue na noite de sexta-feira (05), totalmente reformada, a Escola Estadual de Bandiaçu, no município de Conceição do Coité. A unidade escolar conta com novo auditório, pavimentação, pintura, iluminação, câmeras de vigilância e banheiros reformados. A reforma parcial da unidade irá beneficiar os 294 estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com o professor José Givaldo, coordenador da DIREC 12, foram investidos R$ 103 mil na reforma.
O ato de inauguração, que teve início ás 20h30, contou com uma programação cultural diversificada, com destaque para a Orquestra Santo Antônio, a quadrilha de forró Moderna, utilizando som mecânico e dos alunos surdos e mudos da comunidade.

Durante a reforma, mesmo sem está prevista na autorização da obra, a professora Luzimeire Mercês, diretora da escola há 3 anos, disse que assumiu, conjuntamente com á arquiteta responsável pelo projeto, a responsabilidade da construção de uma sala multifuncional, criada para complementar a aprendizagem dos estudantes surdos, recebendo o aval do estado e a unidade torna-se a primeira escola estadual no município com este serviço.
Professora Luzimeire lembrou em seu pronunciamento que a sala faz parte do projeto Despertar do Silêncio, idealizado pela intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Marli Santos Mota, a partir da situação passada com a filha Deisiane Santos Mota, 23 anos. “A minha filha é surda e estudou aqui na escola. Na época, não havia professores capacitados, então começamos a desenvolver o projeto de forma voluntária. Com a inauguração da sala multifuncional, estamos realizando um grande sonho”, ressalta.

Segundo Lucília Lima Costa, uma das três intérpretes que trabalha na unidade, atualmente estuda três alunos surdos, sendo dois pela manhã, três à tarde e um à noite. Ela explicou que o projeto funciona como um reforço escolar em horário diferente do turno convencional e eles estão matriculados em turmas regulares e recebem o apoio de professores com formação em Libras

A professora Clenilda da Silva Carneiro, vice-diretora da escola, disse que é visível a melhora da escola, pois no passado foram muitas as dificuldades, inclusive para limpeza do dia a dia. “Hoje, tudo é diferente. Contamos com uma biblioteca que melhora a cada dia, sala de informática e com uma boa equipe de pessoal de apoio”, concluiu Clenilda.
Mostrado habilidade, Lucília Lima chamou a atenção do público presente e ajudou os surdos saber o que foi dito pelas pessoas que usaram da palavra.


Na sala convencional foi montada uma estrutura que auxilia a aprendizagem sendo usada televisão, computador, scanner, impressora, teclados específicos, data show e outros equipamentos que possibilitam a utilização de uma metodologia focada em imagens e textos.

Deisiane Mota, ex-aluna da escola, é uma das professoras e durante as aulas regulares, atuam como intérpretes de Libras, auxiliando os estudantes no entendimento dos conteúdos mediados. Deise, como é conhecida, deixará de ensinar a partir do próximo ano, pois irá cursar biologia no Instituto Santa Inês, na cidade de Santa Inês.

Os resultados positivos no desempenho escolar já são percebidos pelos pais. Nadi Moreira, residente na Fazenda Lagoa do Barro, mãe de três estudantes beneficiadas, dentre elas, Fernanda Lima Moreira, falou ao CN, que a sala multifuncional vai auxiliar, ainda mais, a evolução das filhas na escola. “Tenho notado uma grande melhora nas notas delas. O projeto é maravilhoso e tem ajudado muito. Antes, eu não conseguia entender o que elas queriam, mas hoje eu também já aprendi bastante”, comemora a mãe.
Com o projeto Despertar do Silêncio, criado há quatro anos, a Escola Estadual de Bandiaçu já se tornou referência na região, atendendo estudantes de localidades vizinhas e os estudantes beneficiados, que assistiram todo ato nas primeiras cadeiras do auditório, também se apresentaram para os convidados no final do evento.

Segundo dados do IBGE mostrado por Marly , em 2002, havia em Coité 960 mulheres e 1.147 homens, com alguma necessidade especial e lembrou ainda que recebeu todo apoio do coordenador de Educação Especial da SEC, o pedagogo João Prazeres, para criação deste movimento.

Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Visual e Educação e Diferenças, Prazeres, que tem baixa visão, milita a favor dos direitos das pessoas com deficiência desde a década de 1980 e tem apoiado este projeto desde o primeiro contato com Marly e “sempre que pode, vai à comunidade que a chama de Bandarrinha”, lembrou o professor João César, da DIREC 12.

Fonte: http://www.calilanoticias.com/

Read more...

Crianças que ensinam




O Projeto Santo Antônio de Música tem formado crianças a ponto de algumas delas já serem monitoras. Publicaremos quatro depoimentos delas ao longo dos próximos dias. Confira o primeiro.

“Meu nome é André Alves, tenho 14 anos e sou monitor do Projeto Santo Antônio de Música. Ensinar no Projeto é uma grande honra. Estou passando minha experiência e aprendendo cada dia mais.

Eu tenho duas turmas, a primeira é de flauta doce composta por 15 crianças. São essas crianças que fazem a gente ensinar cada vez melhor. Assim como eu, eles terão um grande futuro pela frente.

A segunda turma é de violoncelo que é o instrumento que escolhi. Apesar das dificuldades eu sabia que iria conseguir tocar. São 07 crianças que vão se instruindo e ficando cada vez melhor.

Assim como eu e os outros monitores é um prazer imenso servir ao Projeto. Para mim, a música é tudo, é uma arte em que temos que combinar os sons e esses sons trazem a minha felicidade”.

Read more...

Férias e agenda cheia




Durante o mês de julho as crianças e adolescentes da Orquestra Santo Antônio de Música realizaram três apresentações. A primeira delas aconteceu no dia 01 com a realização de uma Missa Solene em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus. Foi no bairro Alto da Colina, na capela onde também é a sede da Orquestra. Foram executadas nove canções exclusivamente para a missa.

O evento teve ainda um pequeno show do cantor Junior Copa, uma dança com as crianças coordenadas pela professora mirim, Izabela. Cada dia que passa nossas crianças mostram ter também outros talentos.

Como ninguém é de ferro nossos artistas ficaram 15 dias de férias para aproveitarem os festejos juninos e o recesso escolar.

Mas, já no dia 17 foi a vez da cidade de Ichú, Bahia, receber a Orquestra. Isso se deu durante a abertura da Semana de Cultura daquela localidade.

Dias depois, no dia 24, foi a vez da cidade de Cansanção, também na Bahia. Lá a Orquestra participou da celebração dos Louvores da Padroeira Santa Ana.

Read more...

Tutoriais em música

terça-feira, 21 de junho de 2011



Blog de bastante utilidade para quem quer iniciar estudo em música seja como apreciador ou como executante. Um material muito rico aproveitem bastante!

Carlos Veiga Filho é formado em análise de sistemas pela Universidade Católica do Salvador e é licenciado em música formado pela Universidade Federal da Bahia. Estes tutoriais são o resultado de uma prática de 2 anos como professor substituto dos cursos de graduação da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia nas disciplinas LEM I (Literatura e Estruturação Musical (harmonia e contraponto)), História I (Grécia antiga e Idade Média), Percepção II e III e Apreciação Musical.

Sim, de fato é uma atitude altruista. Você não sabe o que é isso? Altruismo é o contrário de egoismo e infelizmente as pessoas normalmente só conhecem a segunda palavra.

Este também é um teste para saber quão interessadas e disciplinadas são as pessoas para estudar na internet.

Acesse

http://tutoriaisemmusica.wordpress.com/

Read more...

Camaçari tem primeira orquestra sinfônica municipal da Bahia.

quarta-feira, 15 de junho de 2011




O primeiro concerto oficial da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari acontece na próxima quinta-feira (09), às 19h, no Teatro da Cidade do Saber. Essa é a primeira orquestra sinfônica municipal da Bahia, motivo de orgulho para os moradores de Camaçari.

Com um repertório que se identifica com a população, o maestro da orquestra, Ubiratan Marques, acredita que a orquestra é uma das maiores iniciativas musicais do país. "É um projeto grandioso e único, com grande perspectiva de crescimento", afirma, acrescentando que "diversos músicos de outros estados têm parabenizado a iniciativa da Prefeitura de Camaçari".

A Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari faz parte do programa de Iniciação Musical da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc). O programa vai beneficiar mais de cinco mil estudantes da rede municipal de ensino.

A Orquestra é composta por 47 instrumentistas e professores do município e de outras cidades do país. Eles serão responsáveis pelas aulas nos 14 Pólos Musicais (escolas) da sede e orla do Município, além de um pólo especial, na Cidade do Saber, onde serão guardados instrumentos como piano, oboé, fagote, violoncelo e violino. A partir do dia 13 deste mês, os ensaios da Orquestra serão abertos ao público. A iniciativa acontece sempre as segundas e quartas, no Teatro da Cidade do Saber, às 14h.

Com informações de assessoria

Read more...

Prefeito de Saúde se inspira em Projeto Santo Antônio de Música

terça-feira, 7 de junho de 2011

O prefeito de Saúde, Antônio Fernando (PDT), vai implantar no município um projeto semelhante ao que resultou na Orquestra Santo Antônio de Música, em Conceição do Coité. O gestor ficou encantado com a orquestra, que se apresentou na última sexta-feira (3), durante festejos pela passagem do aniversário de 78 anos de Saúde, em grande festa realizada no centro da cidade. “Acho que esse é um caminho para tirarmos os jovens dos dissabores da vida. Esse projeto é um exemplo para todo o Brasil. E, aqui, ele terá todo o apoio da prefeitura”, salientou o prefeito.
Antônio Fernando teve contato com o Projeto Santo Antônio através do presidente da Associação dos Amigos de Coité, o jornalista Alexandre Reis, que pretende divulgar o trabalho da orquestra para outros municípios. “Já estamos agendando outras apresentações, a exemplo de Barrocas. Essas apresentações, que são remuneradas, vão ajudar a orquestra a construir sua sede própria, que é um sonho de todos nós. Também estamos buscando parcerias com o setor privado”, contou.

Ele elogiou o trabalho desenvolvido pela prefeitura de Saúde na área da educação e da cultura. “Conheci de perto o trabalho do prefeito Antonio Fernando, que é excepcional. Ele construiu até uma padaria para alimentar os alunos da rede municipal. A merenda escolar é de primeira qualidade. E o ensino é de primeira linha. Estamos falando de uma cidade que não chega a ter 15 mil habitantes, mas que, apesar de ter um orçamento bem menor que Coité, tem um prefeito que sabe que a população não precisa apenas de obras de concreto, mas também de investimento na formação intelectual de seus jovens”, acrescentou Alexandre Reis.
Parceria – Antônio Fernando quer implantar a orquestra de Saúde em parceria com o maestro Josevaldo Silva e com a presidente do Projeto Santo Antônio de Música, Maria Valdete. “Ficamos felizes quando vemos que nossa iniciativa serve de exemplo em outras cidades”, afirmou Maria Valdete, que contou um pouco da história do projeto antes da apresentação em Saúde. “É uma história de luta permanente, porque não vamos desistir de ter a nossa sede, apesar de todas as dificuldades”, frisou.

A apresentação em Saúde durou cerca de 40 minutos, e foi aplaudida de pé. O cantor Júnior Coba, a mais nova revelação do Projeto Santo Antônio, também marcou presença, conquistando inúmeros fãs em Saúde.

Fonte - http://www.calilanoticias.com/2011/06/prefeito-de-saude-se-inspira-em-projeto-santo-antonio-de-musica.html

Read more...

Bruno Reis vira parceiro de projeto modelo em Coité

terça-feira, 31 de maio de 2011



O deputado Bruno Reis (PRP) esteve, na última sexta, dia 27, em Conceição do Coité, onde visito o Projeto Santo Antônio de Música. Reis recebeu o convite para a visita do presidente da Associação dos Amigos de Coité e do próprio projeto, comandado por dona Maria e pelo maestro Jocevaldo. O deputado doou um computador para a entidade e assumiu o compromisso de buscar recursos públicos e privados para a Orquestra Santo Antônio, já famosa nacionalmente.

Reis avisou que vai buscar a utilidade pública federal com o objetivo de articular uma emenda para ajudar na construção da sede própria da orquestra, que é um sonho das mais de 100 crianças e jovens atendidas pelo projeto gratuitamente, no bairro do Alto da Colina, o segundo mais carente de Coité. Hoje, a orquestra ensaia numa capela. "Mesmo não tendo sido votado em Coité, aceitei o convite de vir aqui hoje para me tornar amigo de vocês. Estou aqui mais como amigo do que como político", disse o deputado, em breve discurso.

A reunião, que aconteceu em clima festivo, contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas o jornalista Alexandre Reis, presidente da Associação dos Amigos de Coité, e dos responsáveis pelo site Calila Notícias, Valdemir de Assis e Raimundo Mascarenhas.


Fonte: Assessoria de imprensa

Veja mais em: http://www.calilanoticias.com/2011/05/coite-%E2%80%93-deputado-visita-o-projeto-santo-antonio-da-musica.html

Read more...

E para as mães todo mundo pede bis!

sexta-feira, 20 de maio de 2011



Para as mães a Orquestra Santo Antônio de Música pede bis. No próximo domingo, 22, as 20 horas acontece a reapresentação de "Um concerto para as mães" no Centro Cultural de Conceição do Coité.

A primeira apresentação aconteceu dia 03 de maio e o sucesso foi tanto que o show vai continuar.

As entradas custam R$ 5. Marque presença, curta uma noite especial de domingo e ajude a Orquestra Santo Antônio de Música.

Read more...

2 Concerto para as mães - Orquestra Santo Antônio.

quarta-feira, 4 de maio de 2011





As mamães de Conceição do Coité tiveram uma homenagem antecipada realizada pela orquestra Santo Antônio de Música.

O Centro Cultural Ana Rios de Araújo em Conceição do Coité, na noite dessa terça-feira (03) foi palco de mais uma belíssima apresentação da Orquestra Santo Antônio, projeto social que vem mudando a vida de crianças e jovens coiteenses.

Tendo como idealizadora a professora Maria Valdete, o projeto é realizado no bairro Alto da Colina, atendendo em torno de cem crianças e adolescentes, que tocam flauta doce, violinos, violoncelo entre outros instrumentos.

O projeto é custeado por doações da sociedade, da prefeitura e por uma feijoada a qual o irmão de Maria Valdete que é padre, realiza anualmente nos Estados Unidos. Foi com o dinheiro dessa feijoada que o projeto começou e hoje vem ganhado uma grande aceitação, sendo inclusive matéria do Jornal Nacional da Rede Globo.

A orquestra que tem como professor o maestro autodidata Josevaldo Silva, deu um show de talento e irreverência, tocando músicas clássicas e populares.

Na apresentação houve declamações de poesias e participação de convidados, como o jovem Junior Copa, que cantando a canção “Mãe” da dupla Rick e Rene, e falando da sua tristeza por não conhecer a sua mãe, emocionou a plateia.

O auditório de Centro Cultural lotou de mães, pais e admiradores do projeto, a exemplo do juiz de Direito Dr. Gerivaldo Neiva que sempre apoia esse trabalho.

Atualmente a luta da professora junto com o maestro e toda a equipe da orquestra é construir a sua sede, para isso está sendo feita campanhas para compra do terreno, onde será construído a escola teatro com capacidade para quatrocentos pessoas. A professora diz contar com a colaboração de toda e sociedade para a realização desse sonho e que já foram presenteados com a planta da escola.

Por: Raiane Lopes
http://www.calilanoticias.com/2011/05/maes-coiteenses-sao-contempladas-com-concerto-da-orquestra-santo-antonio.html

Read more...

Algumas contribuições Tecnológicas para a Educação Músical 2

domingo, 1 de maio de 2011

Solfege é um software de ensino gratuito de música.

Use-o para treinar o seu ritmo, divisão, e as habilidades de acordes.

Características
Reconhecer os intervalos melódicos e harmônicos
Compare o tamanho do intervalo
Cante o intervalo o computador pede
Identificar os acordes
Cante acordes
Escalas
Ditado
Lembrando padrões rítmicos

Identificar intervalo

Solfege tocará um intervalo harmônico ou melódico, e você deve nomeá-lo.

Cante intervalo

Solfege irá mostrar-lhe um intervalo na notação de música e tocar a primeira nota. Você tenta cantar o segundo. A resposta correta é jogado para que você possa comparar.

Ritmo

Solfege brinca com você quatro batidas aleatórias células rítmicas. Você tenta reconhecê-los.

Cante acorde

Solfege mostra-lhe uma corda na notação de música e reproduzir o tom A (440 Hz). Você tenta cantar o resto do acorde. A resposta correta é jogado para que você possa comparar.

Escalas

Solfege tem mais de 80 diferentes escalas prática de exercícios mais de 70 diferentes escalas.

progressões harmônicas

Baixe e estude a vontade.

http://www.4shared.com/file/7WY8r4Y7/solfege-win32-3187.html

Read more...

Algumas contribuições Tecnológicas para a Educação Músical 1

Estou disponibilizando aqui o que encontrei em outro lugar e que me ajuda muito.



Encore é um programa poderoso e muito útil para músicos profissionais ou amadores, pois, ao mesmo tempo que traz ferramentas intuitivas e muito fáceis de usar por qualquer nível de usuário de computador, ele apresenta funções que vão agradar até aos músicos mais exigentes, dada a variedade e a vasta aplicabilidade dos seus recursos.

Além de ser um dos softwares mais utlizados na internet para distribuir e visualizar partituras, o programa é um dos preferidos de muitos profissionais, os quais encontram nele uma opção simples, mas bastante completa.

Resumindo, não importa se você apenas deseja visualizar e imprimir a partitura daquela banda que você tanto gosta, ou mesmo compor as suas próprias canções ou criar arranjos exclusivos profissionalmente, pois o programa engloba funções para todos os gostos e aplicações do mundo da música.

Principais características

Crie, ouça e compartilhe

Com o Encore, você pode compor músicas do início ao fim, assim como tem a opção de salvar suas melhores criações para distribuir posteriormente, através de um formato leve e fácil de compartilhar, o ENC.

O melhor de tudo é que isso acontece em um sistema predominantemente visual, no qual a maioria dos elementos da partitura podem ser selecionados e arrastados com o mouse com muita praticidade, e permitindo que você visualize exatamente como a sua partitura vai ficar.

Processo de criação descomplicado

Para começar a sua criação, você deve definir a extensão e o tipo de layout da partitura (piano, canto, pautas simples etc.) com apenas alguns cliques, para que o programa gere as páginas logo em seguida e você possa adicionar as notas, configurar compassos e definir armaduras de claves.

E, para facilitar na localização das ferramentas, todas as opções e configurações se encontram bem organizadas através de menus temáticos, que incluem os diferentes níveis de composição, desde notas (duração, velocidade, afinação), compassos (repetições, transposições, tempo), até as opções gerais da partitura (elementos de texto, disposição das pautas, adicionar/remover páginas).

Suporte completo ao formato MIDI

Uma característica realmente importante do programa é o fato dele trabalhar com o formato de músicas digitais MIDI, que proporcionam experiências inovadoras e que ampliam os seus horizontes musicais.

Isso significa que você não só pode ouvir todas as músicas referentes às partituras que baixou da internet ou de sua autoria, como também pode transformar qualquer música MIDI em partitura, gerando todas as notas que compõe algumas das canções mais famosas, sem precisar de um "bom ouvido".

Baixe e confira

http://www.4shared.com/file/bpRt_xy3/Encore_501_para_Windows_com_se.html

Read more...

Nova Fase - Universitário.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Foi uma experiência bastante rica e de resultado maravilhoso. Para ser o meu primeiro vestibular não precisava ser melhor.

Sempre tive o sonho de poder cursar um nível superior, só que não queria um curso qualquer só para possuir o diploma e trabalhar sem prazer. Esperei e confiei, agora sou Graduando no curso de Licenciatura em música pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Agradeço ao Maestro Gedson Costa e a Filarmônica Coiteense Genésio Boaventura, que me deram a oportunidade de compreender um pouco do universo da linguagem musical, A Dona Maria Valdete e todos os jovens músicos do projeto Santo Antônio de Música que torceram e vibraram com está conquista, e aos amigos. A minha familia sempre estará acima de todos os agradecimentos, minha esposa, pais, irmãos e parentes.

Read more...

Aposentado doa sua coleção de 30 anos a Orquestra Santo Antônio de Música

sexta-feira, 22 de abril de 2011



A orquestra Santo Antônio de Música recebeu nesta Sexta Feira da Paixão (22) uma doação mais que especial de uma coleção de cds e fitas de música clássica. Quem deu esse presente foi o aposentado da Força Aérea Brasileira, Afrânio Benzaquem de Souza, 73 anos.

Afrânio reside em Salvador e conheceu a Orquestra através da reportagem publicada no último Natal pelo jornal A Tarde. Ela foi escrita por Glauco Wanderley.

Afrânio chegou na manhã desta sexta na casa da coordenadora Maria Valdete com duas caixas contendo raridades da música clássica. Beethoven, Johann Sebastian Bach, Vivaldi e muitos outros compositores que fazem parte da coleção.

Afrânio foi recebido também por crianças da Orquestra que tocaram algumas canções em agradecimento a esse ato de solidariedade.

Agora a doação composta por mais de 200 discos e fitas será catalogada e servirá de fonte de pesquisa para as aulas do Maestro Josevaldo.

Radioperador e operador de radar aposentado da Força Aérea Brasileira, Afrânio saiu aos 18 anos de Canavieiras, Bahia, para o Rio de Janeiro em busca de emprego. Lá ele teve o primeiro contato com a música clássica através da rádio do Ministério da Educação e Cultura e durante 30 anos montou sua coleção que a partir de hoje servirá as crianças da Orquestra.
Postado por Projeto Santo Antônio de Música às 08:07

Read more...

Um concerto para as mães.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Música, Poesia, e declarações vai embalar a semana do dia das mães.
O projeto santo antônio realizará no próximo dia 03 de Maio, terça-feira, um concerto especial para as mães.
Um repertório com várias surpresas aguarda o público para extrair emoções.
A orquestra Santo antônio está em ritmo acelerado de ensaios e ainda são os própios músicos que se encarregam de organizar todo o evento.

As 20horas no centro cultural de Conceição do Coité.
Colabore com 5,00 Reais na entrada e ajude construir nossa escola de música.
Ingressos limitado.

Read more...

Qual das duas orquestra você prefere?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Muita criatividade!



Ou

Read more...

Uma aula de música.

Aproveitem para se divertir com essa turma que ultrapassa gerações...





Estarei disponibilizando aulas de música por aqui!

Read more...

Sopro Novo - Yamaha Musical do Brasil



Aconteceram dois Seminários de capacitação de professores em flauta doce. O Seminário de flauta soprano e de Contralto. Os participantes são; 06 do projeto santo antônio, 02 da filarmônica coiteense Genésio Boaventura, Talentus escola de música, e outros interessados em música (como Samara, minha esposa na foto abaixo).
O objetivo é capacitar novos professores para o ensino de música através da flauta doce.

O evento foi realizado na capela do Bairro Alto da Colina, em Conceição do Coité, Bahia. É lá onde nossa orquestra ensaia todos os dias.

Quem coordenou a capacitação foi o professor Leones Nascimento de Feira de Santana/BA. (meu colega da faculdade)

O seminário é uma parceria do Projeto Santo Antônio de Música com a Yamaha Músical.



Através desta parceria eu tive a oportunidade de ir a São Paulo participar do encontro nacional do programa sopro novo.

Read more...

sábado, 16 de abril de 2011


Projeto Dê Corda! Formação de Grupos de Música na Região do Sisal é o resultado do Edital 33/2008 – Cultura e Direitos Humanos, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia em parceria com a Filarmônica Coiteense Genésio Boaventura, com assessoria da OCA – Oficina de Composição Agora.
Tem como objetivo geral promover a reflexão acerca de identidade e pertencimento na Região do Sisal, tendo em vista o fortalecimento da auto-estima e de outros valores humanos, prioritariamente em comunidades de trabalhadores da zona rural.

Núcléo de Salgadália.

O Nome do grupo foi escolhido pelos próprios alunos.
Já recebemos até convite para uma apresentação.

Read more...
"Nada é suficientemente bom. Então vamos fazer o que é certo, dedicar o melhor de nossos esforços para atingir o inatingível, desenvolver ao máximo os dons que Deus nos concedeu e nunca parar de aprender".
Beethoven.

Our Blogger Templates Web Design

wibiya widget

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP