Música povoado de Onça
domingo, 7 de agosto de 2011
O povoado de Onça, a cerca de sete quilômetros da sede de Coité. Com o apoio da Associação dos Amigos de Coité, a comunidade foi premiada com um curso de música gratuito e que terá início no próximo sábado, no salão da igreja católica. O curso será ministrado por alunos e membros da Orquestra Santo Antônio, que nasceu no bairro do Alto da Colina e, apesar de aparecer até no Jornal Nacional, da Rede Globo, ainda luta em busca de apoios para construir sua sede própria.
A inauguração aconteceu ontem, no salão da Associação Comunitária do povoado, e em grande estilo, com a presença de 25 integrantes da orquestra, que encantou os presentes com um concerto de aproximadamente 40 minutos. O “show” foi dividida em três momentos. No primeiro, músicas clássicas. No segundo, música popular brasileira. E, no terceiro, composições regionais, a exemplo de Asa Branca, do mestre Luiz Gonzaga.
No final, o salão lotado ainda foi premiado com uma apresentação especial apenas com flautas, comandada por Letícia, que, com apenas 14 anos, vai ser a professora de música do povoado. “A flauta é o melhor instrumento para a gente começar a aprender música. Convido todos os moradores aqui de Onça a apremder. Não tem idade para se aprender música”, afirmou Letícia, que gosta de tocar violoncelo e foi um dos destaques da matéria do Jornal Nacional.
De acordo com o maestro Jocevaldo Silva, um dos responsáveis pela orquestra, o projeto tem a esperança de, um dia, ter um núcleo nas principais comunidades da zona rural do município. Entretanto, ele apontou as dificuldades. “Hoje, não temos instrumentos suficientes para todos os que participam da orquestra. Mas estamos lutando todos os dias para mudarmos isso. E toda ajuda é bem vinda. O que queremos é levar cultura para dentro e fora de Coité”, disse.
A ideia de implantar o curso de música na Onça foi de Alexandre Reis, presidente da Associação dos Amigos de Coité e que reside no povoado vizinho do Tanque Novo. “A Orquestra Santo Antônio é um precioso cartão postal de Coité. E, apesar disso, tem muita gente dentro do município que não conhece esse projeto. Precisamos mudar essa realidade. Precisamos levar a orquestra e a música de qualidade para a zona rural”, salientou.
Ele disse que mais de 45 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, já se inscreveram no curso. São pessoas da Onça, Fazenda Tanque, Pedras, Gangorra, Juazeirinho e Tanque Novo. “No princípio, vamos matricular 25 alunos. Mas, com o apoio de alguns amigos, o objetivo é ampliar e atender a todos. O legal é que muitas dessas crianças e jovens que farão o curso passavam o sábado nas ruas, sem ocupação. Isso vai mudar”.
Fonte: http://www.calilanoticias.com/
0 comentários:
Postar um comentário